Em tudo dai graças

Posso ter fartura, posso ter falta, posso estar com a saúde em dia e, da mesma forma, também posso estar sendo devastado pela doença e, ainda assim, não tenho o direito de ser ingrato.

Pode até parecer clichê dizer, mas o coração grato é o segredo para uma vida tranquila e alinhada ao princípio de contentamento cristão. Não é muito difícil encontrar alguém, cujo coração tomado pela ingratidão, acaba se entregando às mágoas passadas e frustrações por coisas que, no fim, pouco importam.

"Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus." (1 Tessalonicenses 5:18)

Pode até parecer clichê dizer, mas o coração grato é o segredo para uma vida tranquila e alinhada ao princípio de contentamento cristão. Não é muito difícil encontrar alguém, cujo coração tomado pela ingratidão, acaba se entregando às mágoas passadas e frustrações por coisas que, no fim, pouco importam.

E é aqui que muitos se perdem, deixando-se arrastar por um ciclo de frustração.

Ser grato, no entanto, não é simplesmente olhar para a realidade com ingenuidade. Pelo contrário, é reconhecer que, em tudo, Deus trabalha para o nosso bem. Podemos não ter o entendimento de como as mazelas desta vida irão se tornar em bem, mas confiamos mesmo assim.

E não falo isso como alguém que teoriza suas ideias do alto de uma torre de marfim. Pelo contrário. Poderia me assentar para lamentar por uma série de fracassos e desilusões pessoais, profissionais, financeiras e, por que não, até mesmo ministeriais.

No entanto, ficar olhando para trás se lamentando pelo que poderia ter sido diferente não vai me colocar no rumo certo e, nem mesmo, me auxiliar a alcançar aquilo que Deus deseja para minha vida.

Não posso ignorar a realidade da dor, mas posso ressignificá-la, posso aprender a lidar com os fracassos na perspectiva de que todas as coisas contribuem para o meu bem e, de um modo ou de outro, irão me conduzir para o lugar onde Deus deseja que eu esteja.

Posso ter fartura, posso ter falta, posso estar com a saúde em dia e, da mesma forma, também posso estar sendo devastado pela doença e, ainda assim, não tenho o direito de ser ingrato. E, ao contrário do argumento que muitos utilizam, não devo ser grato porque há alguém em estado mais deplorável do que o meu, devo ser grato, pois em todas as circunstâncias sou forjado por Deus para desenvolver o caráter de Cristo.

Ainda que não tenha tudo o que eu deseje, tenho a companhia dAquele que nunca me falta. E, enquanto o sol se despede no horizonte, lembro que, mesmo que tudo se vá, Ele permanece. Isso é motivo suficiente para agradecer.


Jamil Filho | Ficção cristã | Substack
Diário de bordo de um peregrino em terras estrangeiras. Click to read Jamil Filho | Ficção cristã, a Substack publication. Launched 3 months ago.

Esta meditação foi, originalmente, publicada em minha newsletter pessoal e achei interessante publicá-la aqui no projeto Euaggelion também. Caso seja de seu interesse, lhe convido para acompanhar meus ensaios diários e contos de ficção cristã publicados todos os sábados.